sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A importância ecológica e econômica dos fungos

Fungos Importantes do ponto de vista ecológico e econômico, os fungos vêm sendo utilizados como matéria prima em alguns produtos, impulsionando o mercado
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Uma parte dos sais resultantes é destinada para a sua nutrição, a fim de absorver somente uma parte para a sua nutrição, a outra fica no ambiente. É dessa forma que os fungos colaboram para a renovação e reciclagem de materiais no solo e na água, exercendo um papel bastante importante para o desenvolvimento sustentável.
Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia. O interesse comercial nesses organismos vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos.
Com os estudos cada vez mais avançados, empresas e investidores enxergam no fungo uma forma de aumentar a sua renda. Isso porque, eles são utilizados em diversos setores, do gastronômico ao farmacêutico. Estima-se que cerca de duzentos tipos de cogumelos são usados na alimentação humana. Como exemplo, temos o champignon, utilizado em strogonoffs, e o shitake, proveniente da cultura oriental.
Queijo Blu di Bufala

As receitas que envolvem fungos, no entanto, não param por aí. Alguns outros pratos também são feitos com espécies de cogumelos. Depois de passarem por um processo de secagem e limpeza, eles se tornam iguarias importantes em pratos de renomados restaurantes, como o “pappardelle ao ragu de cogumelos”.
O levedo proveniente dos fungos é bastante utilizado na produção de bebidas alcoólicas e de pães. Esse levedo na massa elimina gás carbônico que contribui para tornar o pão leve e macio. Já no caso das bebidas alcoólicas, é utilizado para obtenção de energia e álcool etílico.
Os fungos presentes em alguns queijos são, talvez, os mais comuns e conhecidos. Responsáveis pelo sabor característico de queijos como roquefort e camembert, os fungos são utilizados no processo de fabricação.

Indústria Farmacêutica

Sua utilização não para por aí. Alguns fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica. O mercado já conta com alguns antibióticos e medicamentos produzidos com fungos.


Foi em 1920 que os cientistas descobriram as propriedades farmacêuticas de alguns tipos de fungo. Uma das substâncias mais conhecidas está concentrada no fungo chamado Penicillium, que deu o nome a um dos primeiros antibióticos conhecidos.

Um comentário:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir